Ao vivo Rádio Atual FM
14.6 C
Concórdia

Lei garante mais recursos às prefeituras da compensação financeira da usina de Itá

Concórdia – As prefeituras dos 11 municípios lindeiros da Usina Hidrelétrica Itá começaram a receber em julho de 2018 a Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) com novos percentuais. O percentual de repasse passou de 45% para 65%.

O aumento aconteceu graças a aprovação da Lei 13.661, de 8 de maio de 2018. Em contrapartida, o repasse aos estados foi reduzido de 45% para 25%, deixando assim o maior percentual da compensação nos municípios atingidos.

A Compensação Financeira pela utilização dos Recursos Hídricos para Fins de Geração de Energia Elétrica (CFURH) foi instituída pela Constituição Federal de 1988 e se trata de um percentual que as concessionárias de geração hidrelétrica recolhem pela utilização de recursos hídricos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) gerencia a arrecadação e a distribuição dos recursos. As concessionárias recolhem 7% do valor da energia produzida a título de Compensação Financeira.

(ASCOM/Consórcio Itá)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta