Ao vivo Rádio Atual FM
16.9 C
Concórdia

Alunos do IFC mobilizados pacificamente contra a medida de contingenciamento de verbas por parte do MEC

Concórdia – Alunos do Instituto Federal Catarinense, campus de Concórdia, estiveram nesta sexta-feira, dia 10, realizando uma manifestação pacífica e apolítica na área central do Município contrários ao contingenciamento das verbas para custeio das instituições federais de ensino. O contingenciamento chega a 30%, podendo inviabilizar o ano letivo de vários educandários, inclusive o IFC de Concórdia.
De acordo com Francini Schwingel, aluna do Instituto Federal Catarinense em Concórdia, afirma que os cortes irão repercutir na qualidade do ensino. “A manifestação não tem a participação de professores. Os alunos que estão se mobilizando para mostrar à sociedade todo o trabalho de pesquisa desenvolvido durante as aulas”, reiterou.
O movimento iniciou por volta das 10h e seguir até às 14h. Francini ressaltou que nenhum partido político ou sindicato está envolvido com a manifestação. Ela acredita que muitos materiais como reagentes e outros – utilizados em laboratórios – terão a compra suspensa devido ao contingenciamento por parte do Ministério da Agricultura.
O IFC deverá deixar de receber quase R$ 3 milhões em função da medida adotada pelo MEC.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O Governo Federal já disse nessa semana que não é um corte, mas um contingenciamento. Os recursos não foram cortados das instituições federais, mas foram contingenciados em função da condição econômica do País. O MEC não descarta voltar atrás na decisão e liberar os recursos a partir de uma melhora na condição econômica do Brasil.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta