Ao vivo Rádio Atual FM
14.2 C
Concórdia

Dois condenados por assassinato de Venezuelano em 2022

Capinzal – No começo da noite desta quinta-feira (20), às 18h40, o júri dos quatro venezuelanos acusados de assassinar um compatriota no centro de Capinzal encerrou no plenário da Câmara de Vereadores de Ouro. Dois réus foram condenados e dois foram absolvidos pela morte de Anthony José Yeguez Ruiz, assassinado no dia 8 de maio de 2022, na Praça Pedro Lélis da Rocha.

O julgamento teve início pouco depois das 9 horas e foi presidido pelo juiz substituto Carlos Henrique Gutz Leite de Castro e contou com auxílio de uma intérprete. Havia expectativa de que o júri levasse mais tempo de duração, pois eram 14 testemunhas, mas todas foram dispensadas.

David José Marcano foi condenado a pena de 12 anos de reclusão em regime inicial fechado e Luis Humberto Albino Lira a 14 anos de reclusão em regime inicial fechado. Enquanto que Edward Alexander Gadea e Franklin Jonatan Benavides foram absolvidos.

O promotor de justiça Caio Rothsahl Botelho teve sua primeira atuação em um júri na Comarca de Capinzal, sendo que o mesmo é titular da Comarca de Catanduvas. Ele defendeu a tese de que os réus, embora nem todos tenham participado diretamente na execução da vítima, eram coautores do crime, sendo que um deles foi apontado como autor dos golpes fatais e o outro pivô da situação que resultou no assassinato. O promotor afirmou que irá avaliar a possibilidade de recurso em relação aos dois réus que foram absolvidos pelo conselho e sentença.

O advogado Djonykiel Morosini, ex-vereador e parceiro de atuação no julgamento com o advogado Ricardo Nodari, afirmou estar satisfeito com a primeira experiência de atuar em um júri. Ele declarou que se identificou com a área e que continuará se dedicando a ela. Em relação à sentença, afirmou que deverá recorrer.

Já Nodari argumentou que, por serem quatro réus estrangeiros, o julgamento foi complexo. Destacou que não houve a tradução dos depoimentos durante a fase de oitivas no Fórum, o que gerou certa confusão. Além disso, pontuou que os nomes dos réus não são comuns na região, o que dificultou a familiarização por parte dos jurados. Ele afirmou que também irá avaliar a possibilidade de recurso em relação à sentença.

(Rádio Capinzal)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta