SC – Uma operação do Ministério Público de Santa Catarina foi realizada nesta terça-feira (31) com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso que lucrou milhões de reais com anúncios falsos de carros.
Segundo as investigações, esse grupo movimentou cerca de R$ 6 milhões em apenas 45 dias.
A operação resultou em 33 prisões e 45 mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú e Blumenau, em Santa Catarina, além das cidades paranaenses de Curitiba e Pontal do Paraná.
A Polícia Rodoviária Federal também esteve envolvida na ação, registrando duas prisões em Joinville. Durante as buscas, foram apreendidos itens que incluem armas de grande porte, joias, celulares, máquinas de cartão e veículos importados de luxo.
A operação recebeu apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) das promotoras de Santa Catarina e do Paraná.
De acordo com as informações fornecidas pelo Ministério Público, o grupo envolvido nesse esquema publicava anúncios falsos de veículos na internet, criando perfis de empresas fictícias para atrair potenciais compradores.
Os criminosos replicaram esses anúncios em grupos de aplicativos para ampliar seu alcance. As vítimas, atraídas pelas ofertas, eram persuadidas pelos golpistas a fazer pagamentos de entrada ou dar um valor como “sinal”.
Em Concórdia, são vários casos de golpes aplicados na negociação dos carros. Não se sabe oficialmente se esse grupo teria sido o responsável pelos prejuízos, mas a forma de agir é praticamente a mesma.
Após o primeiro pagamento, as vítimas receberam um documento falso para convencê-las a efetuar o pagamento integral do veículo e, assim, garantir a entrega. Além disso, as vítimas eram cobradas por uma taxa detalhada relacionada ao transporte do veículo até o local de entrega desejado.
