Concórdia – A Câmara de Vereadores de Concórdia realiza nesta semana uma intensa agenda de sessões ordinárias, que acontecem de segunda a quinta-feira, sempre às 18h, no plenário do Legislativo.
A comunidade é convidada a acompanhar os debates de forma presencial ou pelas transmissões da TV Câmara, disponíveis no site e nas redes oficiais do Parlamento municipal.
O principal destaque das sessões será a discussão e votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as ações e metas que a Administração Municipal pretende executar no exercício de 2026.
Segundo o presidente da Câmara, Closmar Zagonel (MDB), a LDO é uma das leis mais importantes do ano, pois serve de base para a elaboração do orçamento municipal, estimado em cerca de R$ 600 milhões para 2026. “Essa lei serve de guia para a elaboração do orçamento, que define onde o município vai investir os recursos no próximo ano. Dentro desse planejamento estão previstas muitas obras e ações, incluindo emendas apresentadas por vereadores de diferentes partidos”, explicou Zagonel.
O presidente lembrou que a Câmara já aprovou 19 emendas no Plano Plurianual (PPA), que agora passam a ser incorporadas à LDO, abrangendo investimentos em todas as áreas do município.
Entre as obras previstas estão a construção de novos postos de saúde nos bairros Cristal e das Nações, a implantação de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) — incluindo uma grande unidade no antigo SESI, com capacidade para mais de 200 crianças — e o primeiro CMEI de maior porte no Distrito de Planalto.
Na área de infraestrutura, Zagonel destacou a continuidade do Programa de Pavimentação Rural, com mais 44 quilômetros de asfalto no interior, além de 45 novas ruas asfaltadas e calçadas nos bairros, todas sem custo aos moradores.
Outras ações também estão previstas para 2026, com investimentos em educação, saúde, agricultura, cultura, esporte e lazer. “Essa LDO está sendo debatida com muita responsabilidade e transparência. Todos os vereadores estão ouvindo a população, a Prefeitura e os técnicos para construir uma proposta viável, que atenda às necessidades da cidade e do interior”, reforçou o presidente. (Ascom Câmara de Vereadores)
