Concórdia – A Defesa Civil Municipal de Concórdia manteve monitoramento constante do Rio dos Queimados durante boa parte da noite da segunda-feira, dia 29, em razão da chuva intensa registrada no município. A informação foi confirmada pelo presidente da Defesa Civil, Douglas Menin, que acompanhou de perto a situação, especialmente na área central da cidade.
Segundo Menin, empresários e moradores da região central foram alertados de forma preventiva sobre a possibilidade de alagamentos, diante do rápido aumento do nível do rio. Apesar da elevação causada pela chuva torrencial, o Rio dos Queimados não transbordou e permaneceu dentro da margem de segurança.
“A Defesa Civil trabalhou durante grande parte da noite no monitoramento do Rio dos Queimados. Tivemos uma chuva muito forte, porém de curta duração. Houve alguns transtornos pontuais, como deslizamentos de encostas e pequenos pontos de alagamento, principalmente porque as bocas de lobo não venceram toda a carga de água”, explicou.
Ainda conforme o presidente da Defesa Civil, não foram registradas ocorrências de maior gravidade. “Acabamos tendo alguns transbordamentos em pontos da cidade, o que gerou transtornos localizados, mas nada de grande vulto ou que trouxesse preocupação maior para a Defesa Civil”, destacou.
Douglas Menin também ressaltou que outras regiões do Oeste catarinense, como Chapecó e a região de Treze Tílias, sofreram mais com as enxurradas. Em Concórdia, o cenário foi menos crítico, em razão de a chuva ter se concentrado principalmente no centro da cidade, enquanto nas cabeceiras do rio o volume foi menor, evitando uma elevação mais significativa do nível da barragem.
“O Rio dos Queimados conseguiu escoar toda a chuva. Tivemos a felicidade de que não choveu tanto nas cabeceiras, o que contribuiu para manter a barragem em níveis seguros”, concluiu.
