A Confederação Brasileira de Futebol(CBF) quer regulamentar a atuação dos agentes de futebol no país, nos moldes das normas adotadas pela Federação Internacional de Futebol(Fifa).
A questão foi tratada na última reunião da entidade com os clubes do Brasileiro das séries A e B. A regulamentação da atividade dos agentes é um clamor dos clubes. Uma consulta pública promovida pela entidade junto aos membros do Grupo de Trabalho Base Brasileira 2026, promovido pela CBF, constatou que 69% dos times participantes são favoráveis à adoção da certificação obrigatória para esses profissionais, nos mesmos padrões exigidos pela Fifa.
Entre os requisitos mínimos que deveriam ser cobrados dos agentes, na avaliação dos clubes, estão identificação completa e remuneração clara, prazo definido para contratos e possibilidade de rescisão dos acordos, além de assessoria jurídica independente para o atleta, proibição de cláusulas que limitem negociações, proibição de práticas como os adiantamentos a familiares de atletas, pagamentos em espécie sem comprovante, as comissões garantidas após transferências e a exclusividade que impede a negociação autônoma.
