GAECO e Polícia Civil deflagram operação contra cartel de shows e fraude em licitações

0
1

SC – O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta terça-feira (7), a Operação “Pão e Circo”, que investiga um esquema de cartel, fraude em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo empresários do setor de eventos e agentes públicos.

Segundo a investigação, empresários teriam formado um cartel para eliminar a concorrência, manipular preços e dominar a contratação de shows com artistas de renome nacional em diversos municípios catarinenses. O esquema também envolveria o pagamento e o recebimento de propina para favorecer contratos públicos, além da lavagem de dinheiro para ocultar os recursos obtidos de forma ilícita.

Ao todo, estão sendo cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em 19 municípios, sendo 18 em Santa Catarina e um em Porto Alegre (RS), além de um mandado de prisão preventiva contra um empresário. As diligências ocorreram em residências, empresas e órgãos públicos.

Por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, também foi decretada a indisponibilidade de aproximadamente R$ 9 milhões em bens e valores dos investigados, além de medidas cautelares como afastamento de funções públicas, proibição de contratar com o poder público e restrições de contato entre investigados e testemunhas.

Os materiais apreendidos serão encaminhados para perícia da Polícia Científica e passarão por análise para dar sequência às investigações. O processo tramita sob sigilo judicial.