Ao vivo Rádio Atual FM
11.9 C
Concórdia

Ações de combate à dengue foram determinantes para evitar cenário caótico em Concórdia

Concórdia – A Administração Municipal, juntamente com entidades e membros da sociedade civil, atua fortemente na prevenção e combate à dengue, desde a infestação pelo mosquito e com a epidemia que ocorreu em 2022.

De lá para cá, muitas ações e estratégias foram tomadas para conter o avanço dos casos. Atitudes que deram certo e deixaram o município em uma posição mais favorável neste ano, quando o problema da dengue se agravou tanto no Estado de Santa Catarina, quanto em todo o Brasil.

Um dos fatores que contribuiu para este cenário foi a criação da Sala de Situação e também o Grupo de Trabalho de coordenação das ações de combate à dengue. Ainda em janeiro do ano passado, foi elaborado um Plano de Contingência da Dengue, que estabelece protocolos e ações de acordo com o nível de risco da doença. Situação diferente de, pelo menos, 83 municípios catarinenses que estão sendo notificados pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE, que os intimou para a criação do Plano de Contingência, sob pena de multa em caso de descumprimento.

Além do Plano de Contingência, diversas campanhas de conscientização foram realizadas, inclusive no período de inverno, para eliminar água parada e evitar o período crítico nas épocas mais quentes do ano. Mutirões de fiscalização e limpeza também acontecem frequentemente, além do trabalho dos agentes de endemias que visitam diariamente as residências e fazem a orientação sobre a prevenção da dengue. (Ascom Prefeitura)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta