Ao vivo Rádio Atual FM
10.5 C
Concórdia

AMA divulga nota de repúdio e diz que Lei da eutanásia em animais em Jaborá é cruel, covarde e imoral

Concórdia/Jaborá – A Associação Palmira Gobbi Amigos dos Animais (AMA) de Concórdia divulgou nas últimas horas uma nota de repúdio lamentando a Lei Municipal aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Kleber Nora que prevê a eutanásia de animais resgatados das ruas do Município. A lei gerou muito revolta, sobretudo das entidades protetoras dos animais que são completamente contrárias e esse mecanismo de eliminação dos animais.
A Prefeitura de Jaborá divulgou uma nota fazendo esclarecimentos sobre a Lei da eutanásia que ainda depende de regulamentação e não se trata da simples eliminação dos animais. Segundo a nota publicada, a proposta cria um programa de controle de zoonoses, inclusive com a possibilidade de as despesas serem arcadas pelo município no caso de animais de famílias de baixa renda.
Mais informações
:: Lei Municipal prevê eutanásia de animais sem tutor em Jaborá
:: Kleber Nora diz que Lei da eutanásia em Jaborá é questão de saúde pública
:: DIVE investiga caso de cão com raiva canina na cidade de Jaborá

A iniciativa ainda prevê a responsabilização dos proprietários dos animais para a garantia do bem-estar e amparo do mesmo, mas sem descuidar da segurança e da saúde da população. A nota assinada pela presidente da AMA, Aiuara Sette Ramos, considera que o controle através da “eliminação” dos animais é “ineficiente”, além de “cruel, covarde e imoral”.
Na nota de repúdio, ela ainda cita que a eutanásia em animais somente pode ocorrer em situações extremas e de acordo com o Manual de Boas Práticas do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta