Ao vivo Rádio Atual FM
18.5 C
Concórdia

Atenção: Confirmado o primeiro caso de Dengue contraído em Erechim

Erechim – O diretor da Vigilância em Saúde, Aldo Diligenti confirmou na manhã desta segunda-feira, 25, o primeiro caso de dengue contraída em Erechim. Trata-se de uma moradora do bairro Rio Tigre que não teria viajado nos últimos meses. O caso é acompanhado pelo Município.
A doença foi confirmada através de exames. Conforme o diretor da Visa a dona de casa já está recebendo acompanhamento médico. “Todos os procedimentos já foram adotados. Vale destacar que o período crítico de transmissão da doença (os primeiros 10 dias) também já passou. Os agentes da Vigilância Ambiental já realizaram a delimitação de focos no entorno da residência e todos os focos de mosquito encontrados foram exterminados”, explica Diligenti.
O bairro também já foi inspecionado mas é preciso atenção. Diligente reforça a importância da comunidade seguir as orientações para evitar o aparecimento de focos. “A transmissão da dengue ocorre pela picada do Aedes aegypti. O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação são de eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Cada morador precisa colaborar e fazer sua parte”, pondera.
O primeiro caso de dengue autóctone (doença contraída dentro do estado) foi confirmado em janeiro deste ano na cidade de Panambi.
Medidas de prevenção contra o mosquito
Para evitar que o mosquito apareça é preciso seguir algumas medidas:
– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;
– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
– Guardar pneus sob abrigos;
– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
– Manter lixeiras fechadas;
– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.
Os principais sintomas da dengue
– Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;
– Dores musculares intensas;
– Dor ao movimentar os olhos;
– Mal-estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo;
– Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). (Informações Cristiane Rhoden/Atmosfera Online)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta