Ao vivo Rádio Atual FM
16.2 C
Concórdia

Bebê morre acometido pela meningite em Concórdia; outro com suspeita está internado

Concórdia – A Secretaria Municipal de Saúde de Concórdia, através Unidade Sanitária, confirmou no começo da tarde desta quinta-feira, dia 23, a notificação de uma morte por meningite bacteriana no Hospital São Francisco. O paciente é um bebê de seis meses que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

A enfermeira Mônica Pivotto, responsável pela Unidade Sanitária de Concórdia, confirmou que outra criança também está internada no Hospital São Francisco com a suspeita de meningite. Seria um bebê de dois meses que está com quadro clínico estável.

No total, no Alto Uruguai Catarinense, são quatro pacientes confirmados com a doença desde o início do ano. Os casos foram registrados em Seara, Ipumirim, Irani e um em Concórdia. Mônica afirma que os casos de meningite são monitorados pelo setor de saúde em todo o Estado.

Mais detalhes

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Existem vários tipos de meningite, incluindo a meningite bacteriana, viral e fúngica.

A meningite bacteriana é a forma mais grave e pode ser fatal se não tratada rapidamente. A meningite viral é geralmente menos grave e pode desaparecer por conta própria.

Os sintomas da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço e sensibilidade à luz. Outros sintomas podem incluir náuseas, vômitos, confusão, convulsões e perda de consciência.

Em bebês e crianças pequenas, os sintomas podem incluir irritabilidade, choro constante, recusa em se alimentar e letargia.

É importante procurar tratamento médico imediatamente se você suspeitar de meningite. O diagnóstico é geralmente feito por meio de exames de sangue, urina e líquido cefalorraquidiano, que é o líquido que banha o cérebro e a medula espinhal.

O tratamento dependerá do tipo de meningite e pode incluir antibióticos, antivirais, antifúngicos e tratamento de suporte para aliviar os sintomas.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta