Ao vivo Rádio Atual FM
13.1 C
Concórdia

Candidaturas majoritárias são praticamente encaminhadas em Santa Catarina para o pleito de 2018

SC – Para quem esperava um fim de semana movimentado na política catarinense com duas convenções consideradas cruciais na definição do quadro eleitoral no Estado em 2018 — a do PP e a do PSDB —, a sexta-feira trouxe um aperitivo à altura. Definições ao longo de todo o dia, marcado por longas reuniões, anteciparam o clima quente nos bastidores partidários e a expectativa agora é pela confirmação das decisões neste sábado e domingo.
A principal novidade foi o anúncio do deputado federal Esperidião Amin, pré-candidato do PP ao governo, de que vai mesmo encarar a disputa. A decisão implode o acordo prévio que existia entre os progressistas e o PSD desde 2017, que deveria fechar o apoio à candidatura do deputado estadual Gelson Merisio ao governo. Amin comunicou sua decisão pessoalmente a Merisio e a candidatura do pepista deve ser oficializada em convenção neste sábado, em Florianópolis.
Outra definição, que já era esperada, foi a aliança entre o PP e o DEM, que deve ter o deputado federal João Paulo Kleinübing como vice de Amin. Também nesta sexta, o PSDB reiterou mais uma vez que o senador Paulo Bauer será lançado candidato a governador na convenção de domingo, em Joinville. Nos bastidores, ainda especula-se a possibilidade de uma coligação entre PP, PSDB e DEM.
Se mantidas todas as candidaturas ao governo anunciadas até agora, as últimas escolhas entre os principais partidos devem ficar para os cargos de vice de Merisio, do deputado federal Mauro Mariani (MDB) e do deputado federal Décio Lima (PT).
Nesse cenário, o pessedista tende a fechar com um nome do PSB para vice. Já para a chapa do emedebista, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) é cotada para a função. O MDB faz convenção dia 4 de agosto, enquanto o PPS reúne os correligionários no dia 5. O petista, que terá seu nome confirmado em encontro em Blumenau também no dia 5, busca um nome para concorrer a vice na chapa.
Completariam o quadro Amin com Kleinübing de vice, Bauer provavelmente com a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) de vice e Leonel Camasão (PSOL) com Carol Bellaguarda (PCB) de vice. A Rede lançou Rogério Portanova ao governo, mas ainda não definiu o vice.
O PR, que ainda tem o deputado federal Jorginho Mello como pré-candidato ao governo, está próximo de fechar apoio ao MDB, tendo Jorginho como candidato ao Senado. (Diário Catarinense)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta