Ao vivo Rádio Atual FM
31.8 C
Concórdia

Comissão Especial reconhece que transporte público é inviável no atual modelo

Concórdia – A Comissão Especial do Transporte da Câmara Municipal de Concórdia aprovou na manhã desta sexta-feira, dia 12, o relatório final, revelando que o modelo atual do transporte público de Concórdia gerido pela empresa Hodierna é financeiramente inviável.

O documento destaca a queda no número de usuários, tornando o sistema insustentável no formato atual. De acordo com o vereador Vilmar Comassetto, presidente da Comissão, a situação econômica, social e ambiental do transporte público é crítica.

O modelo de pagamento por passageiro não se mostra eficiente diante da realidade, comprometendo financeiramente operação. Em 2023, o sistema atendeu cerca de 3,7% da população, resultando em um repasse mensal de aproximadamente R$ 322.000,00 para o subsídio da tarifa.

Diante desse cenário, a Comissão destaca a necessidade de estudos de viabilidade para uma nova política tarifária, sugerindo a análise da Tarifa Zero como possível modelo. O relatório ainda propõe medidas a curto, médio e longo prazos para viabilizar o sistema, visando a implementação da Tarifa Zero no futuro.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta