Ao vivo Rádio Atual FM
17.8 C
Concórdia

Concórdia deve ter o maior percentual de aumento no IPTU em SC

Concórdia – Os carnês do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) de 2016 devem chegar à casa dos contribuintes a partir de segunda-feira (11) em algumas cidades de Santa Catarina. O tributo recebe aumento de até 10,96%.
Entre estes municípios, Florianópolis é o que aplicará o menor índice, 9,3%, enquanto Concórdia, no Oeste, é o que terá o imposto mais caro, 10,96%. O maior desconto para a quitação do carnê é dada por Tubarão, no Sul, e pela capital, 20%.
Florianópolis
Na capital, os carnês começam a ser distribuídos na próxima semana. Há desconto de 20% para quem pagar em cota única até março. Também há e desconto de 5% no parcelamento. O reajuste, segundo a Secretaria de Comunicação, é de 9,3%, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC).
Joinville
Todos os carnês, 222 mil no total, foram entregues. Os moradores que não receberam podem procurar o atendimento especial sobre o IPTU montado pela prefeitura, que começa nesta terça (5) no Centreventos Cau Hansen. A estrutura funciona das 8h às 17h30 de segunda a sexta e vai até 5 de fevereiro.
Se for pago à vista até quarta-feira (6), o imposto tem 10% de desconto. Há também 8% de desconto para quem pagar à vista até 11 de fevereiro. O IPTU também pode ser parcelado em 10 vezes, a partir de quarta.
Chapecó
Em Chapecó, os carnês do IPTU começam a ser distribuídos na próxima segunda (11). Os contribuintes precisam retirar os carnês no site da prefeitura, no Departamento de Tributos do município ou nas superintendências dos bairros.
Pagamentos até 12 de fevereiro vão ter desconto de 10%. Para quem quitar o imposto até 11 de março, o desconto é de 5%. O pagamento ainda pode ser parcelado em até 10 vezes, com a primeira parcela em 11 de março. O reajuste desse ano será de 10,96%.
Concórdia
Em relação a Concórdia, os carnês do IPTU vão ser distribuídos em fevereiro. O pagamento poderá ser feito até 15 de março em cota única e com 10% de desconto. Ou ainda parcelado em até seis vezes. O reajuste no preço também é de 10,96%.
Criciúma
Em Criciúma, os carnês poderão ser acessados através do site da prefeitura, a partir da segunda quinzena de janeiro. Segundo a prefeitura, o IPTU não terá reajuste, será aplicado o INPC, é de 10,79%. O contribuinte não receberá o carnê, ele terá que verificar online ou ir até a Prefeitura de Criciúma ou a uma das três sub-prefeituras – Rio Maina, Santa Luzia e Quarta Linha – a partir da segunda quinzena de janeiro, para retirar o documento. O vencimento será no final do mês de março e quem optar pelo pagamento à vista, terá 10% de desconto, desde que esteja em dia com os tributos municipais até o dia 31 de dezembro de 2015. Não haverá esquema especial de atendimento.
Tubarão
Em Tubarão, o aumento do IPTU será de 10,33%. Os carnês devem ser entregues pelo correio a partir de 10 de fevereiro. Quem não receber os carnês, poderá ter acesso ao boleto indo à Central do Cidadão das 12h às 18h ou pelo portal da prefeitura. Para acessar o serviço, terão que ter em mãos o CPF, CNPJ ou número da inscrição imobiliária.
Quitando o carnê até 10 de março, o contribuinte terá 20% de desconto. A partir do dia 11, terá multa de 0,33% ao dia, podendo chegar a 20%. Os juros serão de 1% mensal. O parcelamento poderá ser realizado em até oito vezes, sem descontos. (Informações G1/SC)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Siga a Atual FM

290,148FãsCurtir
39,789SeguidoresSeguir

Em Alta