Ao vivo Rádio Atual FM
17.4 C
Concórdia

Concórdia sedia Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Concórdia – Trabalhadores, gestores e usuários do SUS participam nesta quarta-feira, 17, da etapa regional da Conferência Nacional de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde. O evento acontece em Concórdia, no Centro Cultural, tendo como tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

Este evento é de extrema importância e deve ser reconhecido como caminho para a visibilidade das trabalhadoras e trabalhadores do SUS, bem como da luta por seus direitos no trabalho. Também da realização do trabalho que atenda às necessidades da população usuária, reconhecendo o valor das pessoas que fazem o SUS acontecer.

As discussões giram em torno de três eixos temáticos, conforme Regimento da Etapa Nacional.

São eles:

I – Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
II – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e
III – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da saúde.

O momento é reservado para discussão e elaboração de propostas sobre a educação na saúde, e a Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, definindo os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde como instâncias colegiadas do SUS.

Sendo este, um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, ele detém em sua composição representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando na formulação e no controle da execução da Política Nacional de Saúde, bem como nas estratégias e na promoção do processo de controle social. (Ascom Prefeitura)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta