Ao vivo Rádio Atual FM
18.5 C
Concórdia

Constipação na gravidez – Causas, sintomas e tratamento

Nem sempre as palpitações que você sente na barriga mamãe é sinal do seu bebê chutando. Graças aos hormônios da gravidez e ao útero dilatado, você pode começar a se sentir inchada, constipada e geralmente desconfortável. A constipação também pode causar hemorroidas, outro efeito colateral comum da gravidez.
Causas da constipação na gravidez
As mulheres grávidas têm constipação em parte devido aos altos níveis de progesterona.

“Esse hormônio faz com que os músculos da parede do intestino relaxem, de forma que não estejam fazendo as contrações necessárias para ajudar a mover as coisas. Além disso, conforme a gravidez avança, o útero aumenta e pressiona os intestinos, o que pode diminuir a capacidade de esvaziamento”, diz o Dr. Rabin.

Outro culpado por essa constipação pode ser o ferro presente na vitamina pré-natal ou suplemento que você pode estar tomando por conta da anemia. Por último, abandonar a cafeína, que naturalmente mantém o movimento intestinal, pode ser outra causa da prisão de ventre.
Vale ressaltar que a constipação na gravidez pode começar a aparecer por volta do segundo ou terceiro mês e pode durar até o momento do parto.
A ligação entre constipação e hemorroidas
Por si só, a gravidez aumenta o risco de veias inchadas ao redor do reto.

“Mas se suas fezes são desconfortáveis para passar e você está se esforçando para fazê-lo, isso pode piorar as hemorroidas”, diz Shari Brasner.

Você pode evitar hemorroidas na gravidez gerenciando a constipação, usando as dicas abaixo.
Prevenção e tratamento da constipação na gravidez
– Beba muitos líquidos, especialmente água e sucos de frutas;

– Caminhe ou faça outro exercício seguro todos os dias. Uma simples caminhada ao redor do quarteirão ajudará as coisas a se moverem;
– Tente comer refeições menores com mais frequência;
– Coma alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, feijão, pão integral e cereais. Procure comer cerca de 25 gramas por dia;

– Pergunte ao seu médico sobre agentes de volume que adicionam fibra e água ao seu sistema digestivo, ou amaciantes de fezes.
 
Fonte: Pais e Filhos

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta