Chapecó – A Vigilância Epidemiológica de Chapecó confirmou na manhã desta terça-feira, dia 30, o segundo caso de Monkeypox, a varíola dos macacos. A paciente é uma criança de 2 anos, sem histórico de viagem.
A coleta do material foi realizada no dia 19 de agosto e encaminhada para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), em Florianópolis, que confirmou o caso.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Chapecó, a criança passa bem e a família está sendo monitorada.
O primeiro caso da doença no município foi registrado no dia 19 de agosto. O paciente, um homem de 42 anos, esteve no Litoral.
A orientação da Secretaria de Saúde é que as pessoas fiquem atentas a sintomas como lesões na pele. Nesses casos, a orientação é buscar atendimento médico.
Em Santa Catarina já são 88 casos de Monkeypox. Em Chapecó, até esta segunda-feira, dia 29, eram 11 casos suspeitos.
O que é a monkeypox?
A monkeypox é uma doença causada por um vírus. Ela foi diagnosticada e identificada na década de 1960 primeiro em macacos, por isso ficou conhecida como “varíola dos macacos”.
Transmissão e sintomas
▪ A principal forma de transmissão é por meio do contato pele com pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado;
▪ Inicialmente, a pessoa apresenta febre, dor de cabeça intensa, dor nas costas e inchaço nos linfonodos (pescoço, axila ou virilha). Lesões na pele costumam surgir mais frequentemente na face e extremidades. (Oeste Mais)
