Concórdia – A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Concórdia, emitiu um alerta para uma mudança significativa nas condições do tempo nos próximos dias. Após um início de semana marcado pelo frio, o Alto Uruguai Catarinense deverá enfrentar um período de calor intenso, seguido por temporais com potencial para provocar danos.
Segundo o órgão, uma massa de ar quente que avança da região amazônica, impulsionada pelos efeitos do fenômeno El Niño, fará as temperaturas subirem rapidamente em todo o Sul do Brasil. Na região de Concórdia e municípios vizinhos, os termômetros podem atingir entre 28°C e 30°C na sexta-feira (17), valores considerados muito acima da média para o inverno.
Além do calor, a Defesa Civil acompanha a formação de uma frente fria semi-estacionária entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O sistema meteorológico deve provocar volumes extremos de chuva no estado gaúcho e, na sequência, avançar em direção a Santa Catarina, aumentando o risco de eventos climáticos severos.
Mudança começa na quinta-feira
A previsão indica que a quarta-feira (15) ainda será de tempo firme e temperaturas amenas. Na quinta-feira (16), o vento norte favorecerá a entrada de ar quente e úmido, elevando as máximas para acima dos 23°C, além de favorecer rajadas de vento.
Na sexta-feira (17), o calor ganha intensidade e deixa a atmosfera abafada e instável. A combinação entre altas temperaturas e umidade cria condições favoráveis para a formação de temporais.
Final de semana exige atenção
O sábado (18) marca o início da fase mais crítica da previsão. A aproximação da frente fria aumenta a possibilidade de pancadas de chuva forte, ventos intensos e queda de granizo, principalmente entre o fim da tarde e a noite.
No domingo (19), o risco se intensifica. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades severas, com vendavais, granizo de grande porte, chuva intensa em curto período e, em áreas isoladas, até ocorrência de microexplosões atmosféricas e tornados.
Já na segunda-feira (20), a previsão é de céu encoberto e chuva persistente no Oeste e Meio-Oeste catarinense. Com isso, aumenta o risco de alagamentos em áreas urbanas e da rápida elevação do nível de rios e córregos que integram a Bacia do Rio Uruguai.
Orientações à população
Diante da previsão, a Defesa Civil orienta que a população acompanhe os avisos meteorológicos e adote medidas preventivas para reduzir riscos. O órgão também recomenda evitar viagens ao Rio Grande do Sul nos próximos dias, devido à expectativa de acumulados expressivos de chuva e de temporais severos que podem provocar transtornos nas rodovias e áreas urbanas.
As autoridades seguem monitorando a evolução das condições meteorológicas e poderão emitir novos alertas conforme a aproximação da frente fria.:::
