Ao vivo Rádio Atual FM
11 C
Concórdia

Defesa Civil alerta para volumes elevados de chuva no mês de novembro na região

Oeste – O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, falou sobre o grande volume de chuva que caiu no último mês de outubro. Segundo ele, a concentração de chuva durante a primavera é algo esperado e no mês de novembro não deve ser diferente, principalmente na região oeste de Santa Cataria, onde deve chover acima da média esperada e em relação às demais regiões do estado.
Segundo Peri, a previsão para o próximo trimestre é que chova em torno de 80mm a 100mm nas demais regiões de Santa Catarina, já aqui no oeste do estado a concentração de água deve ser de 120mm, podendo chegar até 150mm. Ele ainda destacou que o solo está bastante encharcado e, como a condição de chuva forte deve continuar nos próximos dias, é preciso estar alerta e evitar o acumulo de lixo e entulho em locais por onde a água escoa, como as bocas de lobo.
– É importante ressaltar que o mês de outubro iniciou e finalizou com chuva. Tivemos aqui na nossa região quatro situações especificas: no dia 1°, dia 3, dia 18 e dia 31. Os Municípios, hoje com as suas estruturas de Defesa Civil mais capacitadas, conseguiram atender. Mas o município de Xaxim passou por quatro eventos, a região passou por quatro eventos e isso faz com que nós tenhamos danos e situações acumuladas. A quantidade de chuva concentrada é muito grande, nas últimas 24 horas tivemos 54mm,em Xanxerê – disse o coordenador regional da Defesa Civil.
Estragos causados no último dia de outubro
Conforme informou Peri, cerca de oito municípios da região foram afetados pela chuva intensa, pelos ventos fortes e o granizo que caiu na quarta-feira (31). Foram eles: Xaxim, Vargeão, Abelardo Luz, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Ponte Serrada, Ipuaçu e São Domingos. De acordo com a Defesa Civil, Xaxim foi a cidade mais atingida. Um vendaval acompanhado de granizo atingiu o município por volta das 6h e em pouco mais de uma hora choveu o acumulado de 41,6mm. (Informações: Rádio Princesa)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta