Ao vivo Rádio Atual FM
28 C
Concórdia

DIÁRIAS: Câmara perdeu a chance de implantar proposta mais austera

Por ALEX PACHECO – Jornalista – Atual FM: Austeridade: Essa foi a palavra mais falada após a eleição em Concórdia junto ao Legislativo Municipal e o Executivo. Isso, para falar ao povo que os gastos públicos seriam rigorosamente controlados. Nos dois poderes o dinheiro seria investido em que realmente é preciso e necessário para o crescimento da cidade.
Se antes não era feito isso, cada um tem a sua opinião, mas a medida de “austeridade” se faz necessária nesse período em que o mundo só fala em crise econômica e medidas para economia.
Enfim, dito isso, gostaria de falar especificamente sobre a redução das diárias aos vereadores do Legislativo Municipal. Acho muito justo, importante e fundamental. A Câmara de Concórdia é uma das mais enxutas de Santa Catarina, mas, mesmo assim, é preciso continuar dando exemplo.
A redução de 30% e 20% foi razoável, porém acredito que a Câmara de Vereadores através da Mesa Diretora poderia ter sido mais austera, ou seja, reduzido muito mais – ou já que pretendia reduzir os gastos – colocar em prática uma proposta do atual vice-prefeito Edilson Massocco.
A Mesa Diretora é da base do Governo Municipal e lembro que na gestão passada foi levantada a discussão do pagamento de diárias a partir da entrega das notas. A mudança no sistema seria fundamental para – se de fato – se quer economizar e mostrar a sociedade que o Legislativo Municipal está alinhado com a proposta “pregada” em campanha.
Nesse sistema indicado por Edilson Massocco, na época no Legislativo Municipal, o vereador receberia o ressarcimento perante comprovação de despesas. Além disso, o Tribunal de Contas do Estado aceitaria essa iniciativa, já que visa provocar economia aos cofres públicos.
Acredito que o Legislativo Municipal poderia ter dado um passo maior no que diz respeito a polêmica das diárias. Acredito que diante do tal fato e as discussões que foram levantadas o atual vice-prefeito Edilson Massocco como gestor do Executivo Municipal também tem a chance de implantar sua ideia para cargos políticos na Prefeitura.
Saiu para viajar, apresenta nota, e automaticamente tem os valores ressarcidos. É justo e muito mais econômico aos cofres públicos, já que essa é a proposta: AUSTERIDADE e investimentos em outras áreas como SAÚDE, por exemplo.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta