Ao vivo Rádio Atual FM
11.3 C
Concórdia

Dicas de cuidados com os pezinhos do bebê

26 ossos, 33 articulações, mais de 100 tendões, músculos e ligamentos, e outras 7 mil terminações nervosas. Ufa! Você já parou para pensar que cada um dos seus pés tem tudo isso? Antes mesmo dos primeiros passos, é preciso cuidar de cada um deles, seja na higiene, corte das unhas e até mesmo na escolha do calçado certo.
Investir nos cuidados certos pode evitar que, no futuro, seu filho tenha problemas relacionados a odores e inflamações. Portanto, separamos algumas dicas para colocar em prática desde cedo na rotina da família.
De olho na higiene
Na hora do banho, higienizar os pés do bebê é uma tarefa superimportante e que deve ser caprichada! Opte sempre por sabonetes com o pH ideal e dermatologicamente testados. Além de limpar com suavidade, deixa a pele macia e perfumada, sem adição de parabenos ou ingredientes de origem animal.
No momento de secar o bebê, não esqueça de passar a toalha entre os dedos dos pés. Isso ajuda a evitar frieiras e também micoses nas unhas, que podem causar desconforto. Vale lembrar ainda que o processo deve ser feito com cuidado e sem esfregar, justamente, para não machucar a pele!

O corte certo das unhas
Para que as unhas não fiquem encravadas, a dica é cortá-las em linha reta. Quando o problema acontece, a família pode notar bordas vermelhas ou inchadas, fazendo com que a região fique bastante dolorida. Confira o passo a passo para evitar o problema:
• Utilize sempre uma tesoura ou cortador de unha de bebê
• Pressione a parte de baixo do dedo contra a unha para evitar que a pele seja cortada por acidente
• Com cuidado, utilize uma lixa suave para fazer o acabamento e evitar que o bebê possa se arranhar ou se machucar
• Dica: faça o processo logo após o banho, pois assim as unhas estão mais moles, facilitando o corte
Hidratação é tudo!
Os recém-nascidos amam receber carinho e é a ciência que comprova isso! De acordo com a Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, o toque entre mãe ou pai e filho pode ajudar no crescimento e desenvolvimento de bebês prematuros. No cuidado com os pés, isso não é diferente!
A hidratação deve ser realizada todos os dias após o banho, sem esquecer dos pés! Principalmente no inverno, é comum a pele ficar mais sensível e descamar. O hidratante auxilia na reposição de água e gordura que a pele costuma perder normalmente, além de aliviar coceiras e vermelhidão.

Nem apertado ou largo demais!
Desde os primeiros calçados do bebê, é importante respeitar a numeração correta. Quando são apertados demais, podem comprometer as unhas, deixando-as encravadas. Apesar de ser necessário que o sapato tenha um espaço para que o pé possa crescer, comprar números grandes demais não proporciona conforto e nem a sustentação adequada.
 
Fonte: Pais e Filhos

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta