Ipira – O processo relacionado ao muro de contenção que fica próximo ao Hospital de Piratuba/Ipira, teve movimentação nos últimos dias. A Justiça determinou prazo de 15 dias para que as empresas responsáveis pela construção apresentem um projeto de reparação e 90 dias para que elas resolvam o problema.
A decisão foi proferida pela juíza da Comarca, Monica Fracari. A construção foi iniciada em junho de 2020 para evitar o deslizamento de encostas, que já havia acontecido no local. No final de 2021, ainda no período de garantia do serviço, foram constatadas rachaduras no solo e nas canaletas de drenagem feitas em concreto. Após constatação do problema a Defesa Civil Regional fez uma vistoria técnica no local.
Em agosto de 2022 concluiu o estudo e classificou a área vistoriada como de risco muito alto. Uma denúncia também chegou ao Ministério Público, que solicitou documentação, informações e providências.
De acordo com informações da Prefeitura de Ipira, as empresas responsáveis pela obra foram acionadas ainda em 2022. Elas chegaram a se manifestar, mas nenhuma obra de reparação foi iniciada. Esta decisão da Justiça agora, prevê multa de R$ 1 mil por dia para cada empresa, caso não cumpram os prazos.