Ao vivo Rádio Atual FM
16.2 C
Concórdia

Estiagem prolongada já causa prejuízos no setor agropecuário de Piratuba

Piratuba – Distribuição de água em caminhão pipa e reabertura de poços são alguns dos serviços priorizados para amenizar falta de água em propriedades rurais
A cena se repete em diversas propriedades rurais no interior de Piratuba. O gado se aproxima da fonte mas não consegue encontrar água suficiente para todo o rebanho. Este é o caso da propriedade do Seu Gilmar Colin, que fica na comunidade de Zonalta. O produtor tem cerca de 20 cabeças de gado e sofre com a estiagem prolongada.
Na propriedade de Seu Cesar Chiller, a situação se repete. Cerca de 140 cabeças de gado sofrem coma água escassa. O produtor começou o cultivo de morangos semi-hidropônicos com seu filho e a estiagem pode comprometer a produção.
Nesta semana uma comitiva formada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Borges da Silva, e pelo secretário de Obras e Infraestrutura Rural, Luíz Gomes, percorreram os pontos considerados mais críticos do interior de Piratuba.
Segundo a equipe, o carro pipa de abastecimento já começou a entregar água nas propriedades mais afetadas com a seca. “Estamos atendendo uma média de três famílias por dia, mas são centenas de propriedades que precisam de água para os animais. Diariamente conseguimos fazer chegar quatro cargas de água no interior, cerca de 16 mil litros, mas a demanda tende a aumentar”, afirma Luiz Gomes. Outra medida adotada pelo setor é a destinação de maquinário para atender exclusivamente as propriedades em que a reabertura ou limpeza das fontes ameniza o problema.
De acordo com o secretário Leandro Borges, nos próximos dias a Agricultura deve receber um tanque móvel para a distribuição de água com trator, o que deve melhorar o abastecimento rural, mas caso a estiagem se prolongue pelas próximas semanas, o setor estuda decretar situação de emergência: “Estamos concluindo um relatório conjunto entre as secretarias e nas próximas horas devemos acionar a defesa civil”, afirma Borges. (ASCOM Prefeitura de Piratuba)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta