Ao vivo Rádio Atual FM
22.9 C
Concórdia

Força-tarefa aponta estabilidade nos números da pandemia em Concórdia

Concórdia – Em reunião nesta terça-feira, 22, na sede regional da Defesa Civil, a equipe de enfrentamento à Covid-19, força-tarefa, fez um balanço da pandemia e constatou que o momento é de estabilidade. Cenário diferente do mês passado, quando houve uma explosão de novos casos, por conta da variante ômicron, sobrecarregando especialmente o sistema básico de saúde.

No dia 3 de janeiro o número de ativos era de 15, chegando no dia 31 do mesmo mês com 1327 casos. Naquele momento o município registrava mais 700 atendimentos diários na rede básica de saúde, incluindo o Posto de Retaguarda, exclusivo para pacientes com problemas respiratórios. A força-tarefa, por meio do colegiado, mobilizou o poder público, entidades e sociedade civil, orientando que o momento era de alerta e recomendando o adiamento de eventos para conter a propagação do vírus.

O resultado foi observado nos gráficos. A partir da ação da força-tarefa os números se estabilizaram, seguida de uma forte queda, dando fôlego aos postos de saúde e diminuindo a demanda por insumos, já que a falta de remédios, como antitérmicos, perdura até hoje.

“Fizemos um apelo e obtivemos resposta por parte da sociedade. Como o vírus está se comportando de forma menos agressiva, com poucas internações, somado ao avanço da vacinação, estamos numa situação mais confortável diante da pandemia”, comenta Leandro Zorzan, diretor de Saúde e membro da força-tarefa.

“Estamos observando países europeus retirando as restrições e convivendo com o vírus, acreditamos que logo isso aconteça aqui” finaliza. A força-tarefa permanecerá de sobreaviso, caso aconteça novas variações no cenário pandêmico.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta