Ao vivo Rádio Atual FM
8.9 C
Concórdia

IGP está sem perito em Concórdia; estrutura precária abriga armamento apreendido no Oeste de SC

Concórdia – O Instituto Geral de Perícias (IGP) em Concórdia está sem nenhum perito criminal devido ao afastamento por questão de saúde da única profissional que atua na área. A informação foi confirmada pelo vereador Evandro Pegoraro (PT) que esteve visitando a estrutura precária no Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto Geral de Perícias (IGP). A estrutura fica nos fundos da Unidade Sanitária na Rua Osvaldo Zandavali.
pegoraroDe acordo com as informações repassadas ao vereador, nem os profissionais da região de Chapecó poderão se deslocar para Concórdia em caso de solicitação referente a perícia técnica do IGP. Os peritos da capital do Oeste também estariam sobrecarregados.
Há alguns meses os plantões em finais de semana já eram em forma de rodízio com profissionais de outras cidades. Ou seja, em ocorrências onde o IGP era acionado, os profissionais de Chapecó se deslocavam para Concórdia ou outras cidades da região.
Nos últimos dias a situação se agravou com o afastamento por licença médica por parte do único perito de Concórdia. Atualmente, o Alto Uruguai Catarinense está sem nenhum profissional e dependerá de atendimento de outras regionais.
Outra situação que preocupa em Concórdia é referente a questão da segurança da estrutura física e dos materiais apreendidos. O IGP de Concórdia recebe a maioria das armas apreendidas na região para a perícia. Todos esses equipamentos ficam na sede do IGP/IML em condições mínimas de segurança e proteção e o risco de arrombamento e furto das armas é grande.
Problema antigo
A falta de condições e estrutura no IGP e IML de Concórdia não é de hoje. A situação se arrasta por muitos anos e nenhuma medida é tomada pelo Governo do Estado para resolver a situação. O secretário Wagner Bee tem um projeto para construção de uma nova estrutura, porém por diversas vezes tentou viabilizar os recursos em Florianópolis. Há algumas, ele voltou a se reunir com representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, mas nada foi encaminhado ou definido para resolver o problema.
O vereador Jaderson Miguel (PSD) também esteve acompanhando há alguns meses o problema do IGP de Concórdia e cobrou do Estado solução que ainda não foi dada. Além disso, representantes do IGP tentaram buscar um encaminhamento para locar um imóvel enquanto a nova sede não é construída. Até o momento nada foi resolvido e a problemática se arrasta por vários anos em Concórdia.
igp
 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta