Ao vivo Rádio Atual FM
28.8 C
Concórdia

Indígenas acampam em terreno entre Ministério Público Federal e Justiça Federal de Erechim

protesto-indios-votouro-500x375Erechim – Um grupo de indígenas, oriundos da Reserva do Votouro, em Benjamin Constant do Sul, estão acampados desde a madrugada desta terça-feira no passeio da Rua Clementina Rossi, em frente a um terreno localizado entre a sede do Ministério Público Federal e da Justiça Federal de Erechim.
O grupo, formado principalmente por mulheres e crianças, diz que a presença no local é uma forma de pressionar por ações eu garantam a segurança na reserva. Segundo eles, desde o início de março um grupo tem circulado armado dentro da aldeia. No dia 8 de março um índio foi morto e outros 8 ficaram feridos em um confronto, sendo que segundo eles, os autores foram identificados, mas ainda não foram presos.
A situação nas reservas indígenas do Norte do Estado tem ficado tensa nos últimos anos. Em abril de 2014, dois agricultores foram mortos ao tentarem furar um bloqueio de estrada promovido pelos índios.
Em setembro do ano passado, um indígena foi morto a tiros em Charrua, em meio a uma disputa interna na Reserva do Ligeiro. Na ocasião cerca de 50 casas foram queimadas e um grupo de 300 índios ficou várias semanas alojado em um ginásio no centro da cidade. A Força Nacional permanece na cidade para garantir a segurança.
No início de março um indígena foi morto e outros oito ficaram feridos em um confronto armado em Votouro, o que gerou a manifestação que está acontecendo em frente ao MPF e Justiça Federal de Erechim.
Em abril, em Ventarra, Erebango, também num conflito interno, um índio foi morto e uma casa queimada. (Informações Atmosfera Online)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta