Capinzal – Na terça-feira, dia 6, em Canoas, no Rio Grande do Sul, Gladison Pieri de Abreu, natural de Capinzal, e sua companheira, Pamela Pavão de Souza, foram detidos durante uma operação da Polícia Civil que investiga crimes de lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar.
Durante a ação, uma arma de fogo foi encontrada e Abreu foi preso.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos promoviam sorteios de casas, apartamentos, motos, motos aquáticas, dinheiro e carros de luxo através de cotas vendidas a valores irrisórios, como R$ 0,10, nas redes sociais. Embora os prêmios fossem entregues, muitos sorteios beneficiavam pessoas próximas aos influenciadores.
A investigação revelou movimentações financeiras milionárias nas contas dos suspeitos, indicando clara lavagem de dinheiro. Os valores ilícitos eram misturados com os faturados por suas empresas, que prestam serviços ou vendem produtos paralelos. Além disso, os bens não estavam registrados em nome dos investigados, ocultando a origem do capital.
A Polícia Civil executou 65 medidas cautelares em Canoas, Campo Bom, Novo Hamburgo, Balneário Camboriú e São Paulo. Foram apreendidos mais de 30 veículos de luxo, motos, motos aquáticas, barcos, passaportes, cerca de R$ 600 mil em espécie, joias e outros objetos.