Ao vivo Rádio Atual FM
14.3 C
Concórdia

Iniciados os estudos para implantação de ponte no porto da balsa em Alto Bela Vista

Alto Bela Vista – Uma das obras mais importantes dos últimos anos para os moradores do município de Alto Bela Vista (SC) pode finalmente estar se transformando em realidade. O sonho da ponte rodoviária no rio do Peixe, no distrito de Volta Grande, começa sair apenas do imaginário para a realidade. A prefeita Catia Tessmann Reichert assinou neste mês de julho a ordem de serviço com uma empresa de Porto Alegre que venceu a licitação para elaborar o estudo e projeto de engenharia para a implantação da ponte exatamente no local onde hoje funciona a balsa.
A primeira providência será o levantamento topográfico, trabalho que será feito pela prefeitura. Em seguida a empresa vai iniciar o estudo geotécnico para saber as características do solo e o estudo hidrológico que vai tratar de aspectos relacionados a vazão da água. A etapa de estudos deverá levar cerca de um mês para depois começar a fase de elaboração do projeto executivo. O prazo contratual, firmado entre prefeitura e empresa, é de 120 dias. Ou seja, a expectativa é que até o final do ano a prefeitura receba o projeto da ponte.
Detalhes da obra
Quando foi lançado o edital a extensão da ponte era menor. Mas no decorrer dos dias optou-se por fazer uma ponte maior em razão das cheias do rio do Peixe, agora represado pelo lago da Usina de Itá. Em 2015, por exemplo, as águas atingiram a casinha da balsa que fica numa área mais elevada, por isso da necessidade de se projetar uma ponte de maior tamanho, evitando problemas futuros.
Os primeiros estudos indicaram a construção de uma ponte com 300 metros de extensão. A empresa está estudando a melhor opção para minimizar a quantidade de pontos de apoio (pilares) dentro do rio em busca da melhor solução técnica e econômica para a obra. Pelo que foi apurado pela nossa reportagem serão apresentadas duas configurações distintas de tabuleiro para a prefeitura, uma contendo duas pistas de rolamento e outra contendo apenas uma e ficará a cargo da administração analisar a viabilidade. Como trata-se de uma obra com fundação complexa, com aproximadamente 15 metros dentro da água, e solo argiloso, estimasse que os valores podem ser expressivos, em relação a outras pontes. Deverá ser optado por pré-moldagem com construção otimizada em canteiro de execução que deve levar 1 ano, prazo considerado rápido. (Informações Portal de Marcelino/Fotos Ascom Prefeitura Alto Bela Vista) 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta