Ao vivo Rádio Atual FM
11.5 C
Concórdia

Japão suspende temporariamente importação de produtos avícolas de SC

Estado – O governo do Japão anunciou nesta segunda-feira (17/7) a suspensão de compras de aves, carne de aves e ovos produzidos em Santa Catarina, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma criação doméstica no Estado.

O Ministério da Agricultura brasileiro afirmou por meio de um ofício da Secretaria de Defesa Agropecuária que a decisão japonesa foi transmitida pelo adido do Brasil em Tóquio.

“O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão – MAFF informou que as inspeções de importação de aves vivas, carne de aves e ovoprodutos do Estado de Santa Catarina estão suspensas no Japão”, disse o governo brasileiro no documento visto pela Globo Rural.

“Informamos que o Mapa está realizando as gestões necessárias para prestar os devidos esclarecimentos às autoridades japonesas”, acrescentou.

O animal infectado pela Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) H5N1 é uma galinha doméstica, encontrada no município de Maracajá (SC), e a confirmação do foco foi divulgada pelo governo federal no último sábado (15/7).

Santa Catarina é o segundo maior produtor de carne de frango do país, atrás do Paraná, o que elevou o nível de alerta do setor desde que a doença foi encontrada em aves silvestres da região. Em contrapartida, somente 3% das compras japonesas da proteína saem da indústria catarinense, conforme informação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta