Ao vivo Rádio Atual FM
24.1 C
Concórdia

Lindóia do Sul analisa possibilidade de decretar situação de emergência devido a chuva

Lindóia do Sul – Lindóia do Sul está em alerta em razão da previsão de grandes volumes de chuvas para hoje e amanhã, que podem chegar a 100 mm, conforme a Defesa Civil do Estado. Na semana passada, o município registrou a maior precipitação em Santa Catarina, foram 251 mm em quatro dias. Os prejuízos causados pelas chuvas ainda não foram totalmente contabilizados e o município pode decretar situação de emergência.
Na sexta-feira, dia 2, o prefeito, Genir Loli se reuniu com a Defesa Civil Municipal para avaliar a situação do município, sendo que os maiores problemas e prejuízos apareceram assim que as águas começaram a baixar. As secretarias municipais de Infraestrutura e Agricultura foram a campo novamente para avaliar os prejuízos e uma nova reunião vai ocorrer na manhã de segunda-feira para apresentar os levantamentos e para decidir pelo decreto ou não.
Segundo o prefeito, o que parecia ser apenas situações pontuais como quedas de barreiras, rios transbordados, bueiros entupidos e casos semelhantes, se transformou em problemas graves. Quando a chuva deu uma trégua na sexta-feira e no sábado, dias dois e três, respectivamente, começaram a ser calculadas as perdas e danos causados pelas chuvas.
As estradas rurais, que estavam em excelentes condições de trafegabilidade, em inúmeros pontos se transformaram em atoleiros, buracos e demais problemas que dependerá de muito trabalho e investimentos para retornar a normalidade. Alguns pontos ficaram intransitáveis e a Secretaria de Infraestrutura e Transportes disponibilizou máquinas e servidores para rebocar caminhões carregados, que estavam escoando a produção rural do município.
Além disso, algumas cabeceiras de pontes foram comprometidas e precisam ser consertadas para o trânsito voltar à normalidade. Um dos casos é na ponte que liga Lindóia do Sul a Ipumirim, em Linha Maria Gunther, onde visivelmente as cabeceiras estão comprometidas, porém a avaliação final deve ocorrer assim que a água baixar, pois a ponte continua submersa.
A poucos metros dali, uma enorme barreira desceu e atingiu a via de acesso a uma propriedade rural e uma estrada geral. A preocupação é que as estruturas das duas vias estejam comprometidas, porque as margens da estrada é um “penhasco” à beira do Rio Engano.
Na agricultura os prejuízos também foram grandes. Os acessos a maioria das propriedades rurais teve dados, sendo que o trabalho de melhorias é intenso e mais de 200 propriedades haviam sido contempladas nesses primeiros meses do ano. A produção de leite também foi afetada. Com o solo encharcado, as pastagens ficam comprometidas e se os produtores liberarem os animais para se alimentarem o plantio e o terreno danificam, resultando em mais danos. (Informações Ascom/Prefeitura de Lindóia do Sul)
unnamed

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta