Ao vivo Rádio Atual FM
14.7 C
Concórdia

Milho da Conab pode amenizar prejuízo dos suinocultores

Concórdia – O custo de produção está prejudicando a rentabilidade dos produtores de suínos de Santa Catarina. O milho aumentou 60% nos últimos meses e saca de 60 quilos está sendo vendida em algumas regiões por R$ 45. De acordo com o presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon, o milho é o principal insumo na composição da ração para alimentar os animais no campo.
Atualmente o produtor recebe R$ 3,00 o quilo mais bonificação de carcaça. Bordignon garante que o produtor não está tendo lucro na atividade suinícola e mesmo tentando equilibrar os custos é difícil manter a propriedade sem fechar o mês no vermelho. Em alguns casos o prejuízo chega a 30%.
A expectativa do setor é de que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) transfira milho para a região visando reduzir o valor e equilibrar o preço. O presidente da Copérdia revela que enquanto isso não ocorrer à situação deverá continua críticas aos produtores de suínos catarinenses.
Nesse momento o Brasil está exportando a grande parte da safra de milho. Além disso, muitos produtores optaram em reduzir a área plantada e investir na soja que tem um custo menor de plantio e o retorno é mais garantido.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta