Ao vivo Rádio Atual FM
24.5 C
Concórdia

Ministério da Saúde volta atrás e mantém vacinação de adolescentes em todo o Brasil

Brasil – O Ministério da Saúde revogou nesta quarta-feira (22) a nota técnica que suspendia a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos . O anúncio foi feito pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz . O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga , foi diagnosticado com covid-19 e cumpre isolamento em Nova York , onde estava para acompanhar o presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral das Nações Unidas .
Segundo Cruz, o presidente Jair Bolsonaro foi comunicado da decisão e a nova norma técnica já está publicada no site da pasta.
O anúncio ocorreram horas depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) ter afirmado que a morte de uma adolescente em São Paulo não tinha relação com a aplicação de uma vacina da Pfizer. Esse “efeito adverso” foi usado como justificativa pela pasta para suspender a vacinação – recomendação que foi ignorada pela maioria dos Estados e municípios.
Em entrevista coletiva, Cruz afirmou que a pasta havia tomado uma medida “cautelar”. Mas que, após a constatação de que não há relação entre a morte da jovem e o imunizante, a pasta constatou que “os benefícios da vacinação são maiores do que os efeitos adversos”.
Ele disse que “três grandes linhas de estudo” permitiram ganhar que não há relação da morte da adolescente com a vacina: um trabalho da vigilância estadual; uma força tarefa conjunta entre a Anvisa e o Ministério da Saúde; e um relatório do fabricante da vacina.
O secretário, porém, manteve a recomendação para que os adolescentes sem comorbidades escolhem no fim da fila da vacinação. Antes deles, estão como doses de reforços para idosos, gestantes e lactantes, além da vacinação de adolescentes comorbidades e privados de liberdade.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta