Ao vivo Rádio Atual FM
16.2 C
Concórdia

Mudanças de local do acervo de Leonardo Boff gera discussão da Câmara de Vereadores

Concórdia – As adaptações no Centro Cultural para abrigar exposições no hall de entrada repercutiram na Câmara de rizeloVereadores. O assunto foi levantado pelo vereador André Rizelo (PT). “Fomos nesta tarde com o vereador Evandro e a vereadora Margarete entender melhor o que estava acontecendo. Fomos bem recebidos pela direção do Centro Cultural, mas estamos preocupados com a retirada das obras, fotos e frase de Leonardo Boff do espaço”, disse ao citar ainda uma frase do teólogo, conhecido mundialmente e nascido em Concórdia.
O vereador Fabiano Caitano (PSDB) disse que todo o acervo está preservado e nada será descartado. Além disso, todas as obras do autor estarão em uma sala específica, como prevê o projeto do Centro Cultural, com um espaço denominado “Espaço Leonardo Boff”.
A outra preocupação de Caitano é com a denominação do nome do espaço, já que a Lei Federal 6.454 de 1974, diz que é proibido em todo território nacional dar nome a obra pública de pessoa viva. O vereador disse também que vai solicitar quanto foi o investimento no local, com recursos federais, de incentivos da Tractebel e recursos municipais.
O vereador Evandro Pegoraro (PT) disse que as mudanças no local irão descaracterizar o ambiente do projeto original. Ele entende que mesmo com a reforma, as fotografias e frases deveriam ser deixadas no hall de entrada. No entanto, concorda que a sala com todo o acervo é uma modificação positiva.
Pegoraro disse ainda que o nome do espaço é “Centro Cultural Concórdia” e não Leonardo Boff. Ele afirmou também que homenagens devem ser feitas para pessoas que estão vivas. Reforçou ainda a importância e o reconhecimento internacional de Boff, nas mais diversas áreas.
Já o vereador Anderson Guzzatto (PR) pontuou que o reconhecimento para Boff é justo. No entanto, se a retirada das obras é necessário para a reforma, até mesmo para preservá-las, ele defende a retirada. “Ou será que se prefere que as mudanças sejam feitas com tudo ali para ser danificado”, questionou ao dizer que se guarde em local adequado até o ambiente em que serão colocados esteja pronto.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta