Ao vivo Rádio Atual FM
15.6 C
Concórdia

Municípios da Amauc na linha de frente de auxílio ao Rio Grande do Sul

Concórdia –  A onda de solidariedade da microrregião do Alto Uruguai Catarinense para os municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul continua. Após deflagrar ações coordenadas para levantar doações específicas para os flagelados do vizinho estado, a região continua contribuindo com força-tarefa para restabelecer as cidades atingidas.

Nesta semana, equipes da Prefeitura de Peritiba estão no Vale do Taquari, nas cidades de Encantado, Roca Salles e Muçum. Os trabalhos visam a limpeza de ruas e reconstrução de vias do interior.

No último fim de semana, as administrações de Piratuba e Presidente Castello Branco enviaram voluntários também para essa finalidade. A comitiva de 26 pessoas piratubenses esteve na cidade de Roca Salles com a missão de auxiliar os moradores na retirada de entulhos e limpeza de imóveis. Donativos também foram entregues à população local.

A iniciativa também teve o apoio de entidades da cidade das águas termais. Na mesma linha, a Prefeitura de Presidente Castello Branco esteve no município de Muçum com 26 pessoas para ajudar na limpeza de ruas, casas e imóveis comerciais. Um caminhão com doações cedido por uma empresa sediada em Castello Branco também foi enviado para esta cidade gaúcha.

Desde os últimos dias, a Prefeitura de Xavantina também realiza trabalhos para reconstrução da cidade de Encantado, em parceria com empresas instaladas na Capital Brasileira da Suinocultura, que estão disponibilizando máquinas e equipamentos para a limpeza de vias e abertura de estradas. O grupo de voluntários retorna nesta semana do RS.

Recentemente, o município de Ipumirim lançou uma campanha de arrecadação de materiais escolares para as crianças, cujas famílias tiveram a residência afetada pela chuva no vizinho estado. A ação acontece por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Além da própria secretaria e Biblioteca Municipal, a doação desses itens também pode ser realizada em todas as escolas de Ipumirim.

A Prefeitura de Itá dividiu a sua comitiva para auxiliar várias cidades nos últimos dias. Os trabalhos de recuperação foram realizados com servidores e voluntários em cidades como Guaíba e Barra do Rio Azul, sendo que esta fica no Alto Uruguai Gaúcho. As doações da população de Itá foram direcionadas para esses dois locais. Recentemente, uma comitiva da Administração Municipal esteve na cidade de Encantado para realizar trabalhos voluntários de limpeza.

As prefeituras de Arabutã, Irani, Seara e Concórdia também anunciaram ações em outras cidades atingidas do RS. Arabutã, em parceria com entidades, fez trabalhos voluntários no município de Marques de Souza. A Administração de Seara auxiliou com máquinas e equipamentos na limpeza da cidade de Muçum. Irani contribuiu com valores financeiros à Santa Tereza para contratação de horas máquinas. Por fim, Concórdia realizou trabalhos de recuperação em Doutor Ricardo.

Além da linha de frente no restabelecimento das cidades gaúchas castigadas pelas chuvas, todas as prefeituras da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense continuam fazendo ações para auxiliar os atingidos no vizinho estado. Toda a região da Amauc realiza a coleta de materiais de higiene pessoal e limpeza, itens que se tornaram essenciais para esse momento. (Ascom AMAUC)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta