Ao vivo Rádio Atual FM
10.6 C
Concórdia

Oposição quer acelerar saída do prefeito e vice; ação no TSE tenta reverter cassação

Presidente Castello Branco – A Justiça Eleitoral de Comarca de Concórdia deve notificar ainda nessa semana, talvez nessa quinta-feira, dia 7, o prefeito e vice de Presidente Castello Branco cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Florianópolis por ilegalidades cometidas na última eleição municipal.

Os dois tiveram os diplomas cassados e terão que se afastar do cargo para que o presidente da Câmara de Vereadores assuma o comando do Executivo Municipal. Tarcilio Secco e Ademir Tonielo, foram acusados em ação protocolada pela oposição de ofertar dinheiro a eleitores para não votarem no dia do pleito.

As provas anexadas ao processo foram suficientes para a Justiça de Concórdia julgar procedente o pedido de cassação. No Tribunal Regional Eleitoral também houve julgamento favorável e com a data já marcada para ocorrer a nova eleição em Presidente Castello Branco.

Nesse momento, a oposição de Presidente Castello Branco está se articulando para que o prefeito e vice sejam afastados logo depois da notificação que será feita pela Justiça Eleitoral de Concórdia. O presidente da Câmara de Vereadores ficará no cargo em um mandato “tampão” até o resultado da nova eleição que irá ocorrer no dia 5 de junho.

“ÚLTIMA CARTADA”

Os advogados de defesa do prefeito e vice ingressaram com um Recurso Especial no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília tentando suspender os efeitos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral.

A ação foi protocolada por uma equipe de defesa de Florianópolis que aguarda uma decisão liminar que poderá manter o prefeito e vice no cargo até se seja novamente julgado os recursos com análise de mérito.

Por enquanto, o prefeito e vice de Presidente Castello Branco seguem no comando do Executivo Municipal. A bancada de oposição na Câmara de Vereadores também não descarta uma demanda judicial visando pedir ao judiciário o afastamento imediato do prefeito e vice logo depois da notificação que será feita pelo Cartório Eleitoral de Concórdia.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta