Ao vivo Rádio Atual FM
15.2 C
Concórdia

Pacheco quer automatizar barragem de contenção por entender que sistema é "arcaico"

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco (PSDB) pretende nos próximos meses automatizar o controle da barragem de contenção de cheias acima do Parque de Exposições em Concórdia. Atualmente o trabalho é feito de forma manual. Pacheco afirma que o antigo servidor que fazia o serviço acabou deixando a Prefeitura, por ser cargo em comissão.
Agora, membros da Defesa Civil Municipal e dos Bombeiros Voluntários estão responsáveis por controlar a vazão de água da barragem de contenção de cheias construída há alguns anos para minimizar os impactos das cheias na área central do Município.
Pacheco considera “arcaica” a forma com que é feita a operação da barragem de contenção de cheias administrada pela Prefeitura de Concórdia. Sobre a possibilidade de alterar a forma de utilização da estrutura – como se comentou em outras oportunidades de realizar o armazenamento de água para abastecer talvez a cidade – Pacheco garante que possibilidades estão sendo estudadas dentro da Administração Municipal.
O secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Wagner Simioni, afirma que o controle da barragem é complicado, já que não se tem nenhum plano estabelecido. Ele explica que o responsável pelo controle dos registros da barragem, feito de forma manual, levava em consideração a sua “sensibilidade” para liberar ou armazenar a água em períodos de chuva. Simioni afirma que é preciso um plano de operação e a automação para o controle da barragem de Concórdia.
Algumas entidades estão sendo contatadas visando ser parceiras nesse processo. A Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e EPAGRI já participaram de reuniões. Se referindo a barragem ainda o secretário de Obras e Urbanismo reiterou: “É um automóvel que a gente não sabe dirigir”.
barragem
 
 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta