Ao vivo Rádio Atual FM
15.8 C
Concórdia

Perdas na área rural de Concórdia já ultrapassam R$ 3,2 milhões

Concórdia – As constantes chuvas, dos últimos 15 dias, têm dado muito trabalho e prejuízos tanto para a área urbana, quanto para a área rural do município de Concórdia.
Segundo levantamento, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com entidades e empresas do setor agrícola, o prejuízo já ultrapassa os R$ 3,2 milhões. As maiores perdas são registradas na produção de grãos, pois tudo que ficou na lavoura está praticamente perdido, passado de 80% de perdas. O milho, soja e sorgo, que estavam no ponto de colheita, apodreceram e ou germinaram no pé.
Também foram avaliadas as perdas nos plantios de hortaliças, que foram afetadas severamente com o excesso de chuva. Estimam-se prejuízos em cerca de 20 hectares cultivados. Na fruticultura, os danos acabam sendo menores, pois nesta época do ano, a maioria das espécies cultivadas na região estão na fase de dormência, mas algumas espécies tropicais, como citrus, maracujá, banana e abacaxi, há perdas estimadas em 30% por falta de luminosidade, combinado com baixas temperaturas e excessivas chuvas.
Como Concórdia é importante produtor de leite e carne, a produção de pastagens também foi avaliada e foi constatado prejuízos também em torno de 30% nas áreas que estavam em desenvolvimento, o que reflete diretamente na produção leiteira. Além da dificuldade enfrentada com as pastagens, os produtores também tiveram problemas com acesso às propriedades, dificultando o escoamento da produção.
O mais preocupante nesta área, é que a recuperação deverá iniciar somente 30 dias depois que a chuva parar, pois este período será necessário para a recuperação das pastagens, que possibilitarão que a produção retome aos patamares normais. Concórdia tem uma produção média de 8,3 milhões de litros de leite por mês, sendo que a estimativa é de uma perda de aproximadamente 2 milhões de litros, o que representa prejuízos de 25%.
Quanto a suinocultura e avicultura, as perdas são referentes a logística na entrega de insumos, recolhimento da produção e por danos nas instalações, que sofreram principalmente com deslizamentos. Nestas áreas ainda não é possível estimar perdas, mas como são atividades bastante representativas, qualquer redução na produção será bem significativa. (Ascom Prefeitura de Concórdia)
7e6cd2af-a616-49f6-8acb-fe4b45d03635 c1251579-7dec-43ce-aa29-c01fcc86969e cd64e8f8-5beb-4da1-8439-716bced24cd5

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta