Ao vivo Rádio Atual FM
10.9 C
Concórdia

Prefeitura fará estudo de viabilidade financeira para abertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA

Concórdia – A abertura da Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Concórdia foi discutida na sessão deste dia três de julho em plenário, por meio de indicação dos vereadores do PT, PMDB e PDT, que “sugere que o Município viabilize a abertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. No entanto, houve um pedido do vereador do PSDB e líder do governo, Fabiano Caitano, para que a redação da indicação fosse alterada para “que o município realize um estudo de viabilidade para abertura da UPA”.
Os vereadores de oposição se reuniram e optaram por aceitar a mudança na redação. O líder da bancada do PT, Evandro Pegoraro, explicou que ao aceitar a sugestão, a Câmara demonstra maturidade ao escolher o caminho do diálogo e não o do confronto.
Pegoraro mostrou ainda ofícios de entidades que apoiam e solicitam a abertura da UPA. Conforme ele, foram protocolados na Câmara pedidos do Coletivo Sindical que representam 15 mil trabalhadores, bem como da União Municipal das Associações de Moradores (Umanc) que representa 39 associações.

“Durante a Conferência de Assistência Social na última semana também foi elaborada uma moção pedindo a abertura. A Saúde é importante e precisa ser debatida em todo momento”, justificou.

Mudança na redação
A proposta do vereador Fabiano Caitano (PSDB) e também líder do governo, veio embasada “na responsabilidade ao se tratar do assunto, já que ninguém é contrário a saúde no município”. Conforme Caitano, “mais do que a vontade de quem fez a indicação, de quem rejeitou, de quem precisa colocar para funcionar é preciso responsabilidade e por isso da necessidade de um estudo de viabilidade de forma urgente, porque o prazo para abrir a UPA é até dia 15 de setembro”.
O líder do governo destacou ainda que já existem posições divergentes sobre a abertura da Unidade, inclusive dentro do próprio Conselho Municipal de Saúde. Caitano também mostrou um documento do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde que registra a preocupação com o repasse do governo federal para as UPAs do Estado.
Caitano mostrou ainda parte das justificativas enviadas pelo secretário de Saúde, Alessandro Vernize, por meio de ofício para o Ministério da Saúde em 19 de setembro de 2016, solicitando prazo para abertura da UPA, para 15 de setembro de 2017. O documento dizia que “o município está adotando cautela, pra não frustrar a expectativa da população, abrindo as portas da Unidade e não conseguindo mantê-la em funcionamento, descontinuado assim, os serviços e fechando a Unidade, por falta de recurso, como ocorreu no estado vizinho do Rio Grande do Sul, conforme informações obtidas via web”.
(Ascom/Câmara de Vereadores/adaptações Atual FM)
upa

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta