Ao vivo Rádio Atual FM
24.1 C
Concórdia

Prefeituras querem auxiliar, mas não tem responsabilidade sobre a destinação de carcaças

Concórdia – O presidente da AMAUC, o prefeito de Jaborá, Kleber Nora (PMDB) esteve reunido com representantes das agroindústrias, produtores, entidades e Embrapa Suínos e Aves, visando buscar um encaminhamento para ajudar os produtores rurais da região que estão quase sem alternativas para dar a destinação de animais mortos. Nora reitera que a responsabilidade pelo serviço não é das Prefeituras, mas dos próprios produtores que assinam contrato com as agroindústrias e assume essa responsabilidade.
A Embrapa Suínos e Aves tem algumas tecnologias disponíveis, porém que requerem investimentos e talvez se tornam inviáveis em pequenas propriedades. Entretanto, outras possibilidades também estão em estudo em parceria com as entidades ligadas ao setor. De acordo com Nora, as Prefeituras não tem amparo legal para “pagar” uma empresa que possa fazer a coleta dos animais em propriedades rurais.
Nesse momento, será solicitado à empresa que faz a coleta dos animais mortos atualmente para que mantenha o serviço por mais um tempo, até que seja resolvida a situação. Nora lembra que os próprios produtores estão convencidos de pagar pela coleta dos animais nas propriedades, porém a empresa que tem um projeto-piloto e faz a coleta dos animais não estaria interessada nessa alternativa.
 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta