Concórdia – O roteiro do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, nesta quinta-feira, 15/8, iniciou com reunião junto aos magistrados da circunscrição de Concórdia, que compreende as comarcas de Concórdia – onde aconteceu o encontro –, Ipumirim, Itá, Ponte Serrada e Seara. A implementação de tecnologia na Justiça catarinense foi um dos principais assuntos. O Judiciário catarinense (PJSC) já é considerado referência nacional quando se fala em tecnologia judiciária, inclusive pelo pioneirismo no setor.
Recentemente, a Justiça catarinense escolheu o Copilot, último lançamento na área para elaboração de conteúdo e de imagens, como a ferramenta oficial de inteligência artificial do PJSC. O sistema foi escolhido pela extrema segurança de dados que oferece. Na conversa com os juízes da região, o desembargador explicou sobre a implantação do software e ressaltou o treinamento que será feito para magistrados de primeiro e segundo graus.
Mais um destaque da reunião foi o processo de estadualização das varas especializadas, que iniciou com as varas bancárias. Outra informação relevante compartilhada com os magistrados é que o presidente participará da solenidade de assinatura de convênio para utilização do eproc nos Tribunais de Justiça de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O evento acontecerá na cidade de São Paulo na próxima segunda-feira, 19/8.
“Fomos convidados para o momento da assinatura de adesão desses tribunais porque fomos pioneiros na utilização do eproc e, consequentemente, nos tornamos referência. Isso é importante porque significa que nós temos a tecnologia e o conhecimento, temos como fazer. Aliás, tudo o que fazemos hoje é aprimorado nesse sentido”, destacou o desembargador.
Neto falou ainda sobre o diálogo que a Justiça catarinense mantém com a Defesa Civil para que os fóruns em áreas com risco de alagamentos possam abrigar materiais e equipamentos a fim de auxiliar a comunidade. O desembargador também anunciou a instalação da Vara Regional de Garantias em Concórdia, para março do ano que vem.
O presidente cumpre agenda no Oeste acompanhado pela juíza presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Janiara Maldaner Corbetta; juízes auxiliares da Presidência Maira Salete Meneghetti e Rafael Maas dos Anjos; e juiz responsável pela Coordenadoria de Magistrados, Rafael Fleck Arnt. Na ocasião, também se fez presente a juíza aposentada Ana Karina Arruda.