Ao vivo Rádio Atual FM
24.1 C
Concórdia

Promotor de Justiça realiza palestra com alunos do 5º ao 8º ano, na Barra Bonita, em Concórdia

Concórdia – A 3ª Promotoria de Justiça de Concórdia, com atuação na área da Infância e Juventude, realizou, no dia de ontem (28/11), palestra com alunos da Escola Elídia Maria Biezus, na Comunidade de Barra Bonita, em Concórdia. O encontro faz parte do “Projeto Cultivando Atitudes”, lançado institucionalmente pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, neste ano.
O Projeto Cultivando Atitudes tem por objetivo trazer noções de cidadania aos alunos, assim como aproximar os Promotores de Justiça da comunidade, ouvindo e debatendo problemas locais com os estudantes.
A palestra foi ministrada pelo Promotor de Justiça da Infância de Concórdia, Marcos De Martino. Estiveram presentes aproximadamente 40 alunos do 5º e 8º anos, os Professores Vilma Sbaraini Woloszyn, Nelsi Klumb Colasso, Silvia Saionara Galhart, Cíntia Letícia Benelli Sacomori, Vera Lúcia Muller, Aline Marsaro Frozza Basso, Ailson Hikaru Watanabe de Lima, a Assistente Técnico Pedagógica Patrícia Pastre e a Diretora Loreni Ruviaro Savoldi.
Na oportunidade, os estudantes participantes receberam uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens explicativas do projeto, folders, um estojo e um lápis. Na ponta de cada lápis, existe uma semente de árvore frutífera, para que os alunos, após o utilizarem, possam plantar as sementes, num gesto simbólico que se transformará numa árvore.
Durante as atividades, De Martino explicou as funções do Promotor de Justiça, que pode atuar na área criminal (processando aqueles que cometem crimes), na moralidade administrativa (combatendo atos de corrupção e fraudes eleitorais), no meio ambiente (cobrando a reparação de rios poluídos), na área da infância e juventude (protegendo menores de idade em situação de risco e garantido escolas seguras e transporte escolar adequado), na área da cidadania (garantido medicamentos para menores de idade e idosos, bem como exigindo hospitais de qualidade para a população), dentre outras funções.
Além disso, o Promotor ressaltou condutas indevidas do cotidiano dos estudantes que devem ser evitadas (querer levar vantagem em tudo, furar fila, aceitar o troco errado, colar nas provas, fazer “gato” de luz, água e internet), assim como destacou a necessidade de cultivar boas atitudes (tratar os outros como você gostaria de ser tratado, respeitar os pais e professores, ajudar as pessoas, prestar socorro, proteger os mais fracos, plantar uma árvore, além de outros exemplos).
Ao final, os alunos foram lembrados que podem ajudar o Ministério Público e a sociedade, Cultivando Atitudes e sendo pequenos Promotores de Justiça na comunidade, promovendo a justiça ao seu redor. (ASCOM/MPSC/Concórdia)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta