Ao vivo Rádio Atual FM
31.9 C
Concórdia

Receita Federal alerta para golpistas agindo na declaração do imposto de renda

Concórdia – A Receita Federal emitiu um alerta nesta segunda-feira, dia 18, sobre um golpe que está sendo aplicado por criminosos virtuais, apenas quatro dias após o início do prazo para envio da declaração do Imposto de Renda.

O golpe envolve o envio de e-mails e mensagens contendo links para a instalação de um suposto aplicativo oficial, que promete facilitar o envio dos dados fiscais para o governo.

No entanto, o endereço fornecido é falso e leva os usuários a baixarem um software malicioso projetado para causar danos aos sistemas, roubar informações pessoais e até mesmo prejudicar o desempenho dos dispositivos, sejam computadores ou celulares.

Os golpistas têm usados aplicativos fraudulentos nas mesmas lojas virtuais utilizadas pelo órgão, como a PlayStore e a App Store. Portanto, é fundamental que os usuários verifiquem cuidadosamente o desenvolvedor do aplicativo antes de fazer o download, para evitar cair nesse tipo de armadilha.

Além do aplicativo falso, os golpistas também têm recorrido a outras táticas, como o envio de e-mails ou mensagens com títulos alarmantes, como “urgente” ou “regularize já a sua situação”, com o intuito de criar uma sensação de urgência e induzir as pessoas a agirem precipitadamente.

Para dar ainda mais credibilidade ao golpe, os criminosos utilizam o logotipo da Receita Federal e outras imagens relacionadas a órgãos governamentais, na esperança de convencer as vítimas a seguirem as instruções fornecidas, que geralmente incluem clicar em links suspeitos ou instalar programas maliciosos.

Portanto, é importante que todos estejam atentos e evitem fornecer informações pessoais ou clicar em links suspeitos, sempre verificando a autenticidade das fontes antes de agir.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta