Ao vivo Rádio Atual FM
7.8 C
Concórdia

Redução do nível da água permite retorno de desabrigados no Rio Grande do Sul

RS – Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), pelo menos 10 mil pessoas já retornaram às suas casas após a redução dos níveis de água em algumas áreas do Rio Grande do Sul. As prefeituras começaram a registrar uma diminuição no número de desabrigados e desalojados, trazendo algum alívio às comunidades afetadas.

O boletim divulgado às 15h desta quarta-feira, dia 15, revela que 74 municípios gaúchos relataram prejuízos que ultrapassam R$ 9 bilhões. No total, 449 municípios do estado foram afetados pelas enchentes, com 330 deles emitindo decretos de emergência.

Em Porto Alegre, o nível do Rio Guaíba, que havia atingido 5,25 metros na terça-feira, dia  14, começou a baixar.

Na manhã desta quinta-feira, dia 16, a medição registrada às 6h indicava 4,98 metros. De acordo com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a tendência é que o nível continue a diminuir, devendo chegar a 4 metros entre os dias 19 e 21 de maio.

A cota de inundação é de 3 metros.

Apesar da redução nos níveis de água, a situação ainda exige vigilância. Os moradores e autoridades locais continuam a monitorar as condições, especialmente com a previsão de chuvas fortes que podem retornar à região nas próximas horas.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta