Ao vivo Rádio Atual FM
22.7 C
Concórdia

SANIDADE: ACAV adquire equipamento para eliminar plantéis de aves de forma rápida

Concórdia – A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) apresentou nesta semana, em Concórdia, a aquisição de um equipamento que entrará em operação em casos de emergência no setor de produção avícola. O equipamento permite eliminar rapidamente e sem dor grandes plantéis, mais precisamente mil aves por minuto. A máquina emite uma espuma atóxica e biodegradável e é a primeira do País. A demonstração foi feita sem o emprego de animais.
O dispositivo, chamado AVI Foamguard ST3, custa cerca de R$ 200 mil e é fabricado nos Estados Unidos, com capacidade de eliminar lotes de aves de forma operacionalmente rápida, biologicamente segura e gerencialmente eficaz. Funciona sobre uma plataforma móvel e emprega uma tecnologia que combina água com um composto de alta capacidade espuminógena.
acavÀ medida que espalha o material no ambiente, o equipamento se move em direção ao conjunto principal das aves. A espuma, em razão do tamanho de suas bolhas, impede a troca de gases pelos animais, que morrem asfixiados, porém sem sofrimento. Em 15 minutos, a máquina elimina 15 mil frangos alojados em um aviário padrão de 100 metros de comprimento por 12 de largura.
A máquina de espuma permanecerá na cidade de Concórdia, mas estará disponível para uso em qualquer município de Santa Catarina. O equipamento não combate nenhuma patologia em particular, mas poderá ser deslocado para qualquer ponto do Estado e utilizado na eliminação de grandes quantidades de aves, em virtude de algum evento sanitário ou epizootécnico.
Status catarinense
Atualmente, Santa Catarina desfruta da melhor condição sanitária mundial, livre de doenças que afetam centenas de países e comprometem a saúde animal de várias espécies. A conquista desse status sanitário se deve ao permanente monitoramento da produção. Agroindústrias, governo e produtores rurais atuam em conjunto para evitar e controlar qualquer ocorrência que possa afetar a segurança sanitária, baseados no Plano de Emergência Avícola.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta