Ao vivo Rádio Atual FM
27.7 C
Concórdia

Saúde de Concórdia realiza reunião e está em alerta devido a casos da varíola dos macacos no Estado

Concórdia – A Secretaria de Saúde do município se reuniu nesta segunda-feira, 8 de agosto, com a vigilância Epidemiológica do Estado e do município, coordenação dos postos, diretores de saúde e a secretária, Leide Mara Bender, para tratar sobre a varíola dos macacos, doença infecciosa que já possui 21 casos confirmados em Santa Catarina, acendendo o alerta de que poderá em breve ter notificações em Concórdia. O objetivo foi discutir os protocolos de atendimento, se houver indivíduo suspeito, e demais estratégias para evitar a transmissão do vírus.

Segundo informe técnico da Secretaria de Estado da Saúde, a doença Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. Apesar do nome, os primatas não humanos não são reservatórios. A doença é transmitida principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

Na apresentação típica da doença o indivíduo apresenta febre, dor de cabeça, dor lombar e muscular, fraqueza, inchaço nas glândulas, além de feridas na pele, que de modo geral iniciam no rosto e se espalham para as demais partes do corpo. O atendimento inicial ao paciente pode ser realizado em Unidades Básicas de Saúde, sendo indicada internação hospitalar para os casos que apresentem sinais de gravidade.(Ascom Prefeitura)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta