Seara – O município de Seara decidiu decretar situação de emergência em função dos estragos provocados pelas chuvas desta quinta-feira.
A decisão aconteceu em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 16 de novembro, comandada pelo prefeito em exercício, Flavio Ragagnin, e com a participação de membros da Defesa Civil local e regional.
Levantamentos serão realizados nos próximos dias para que o município decida se decreta ou não estado de calamidade pública. Conforme Flavio Ragagnin, cerca de 1.500 quilômetros de estradas no interior foram danificadas. A Casan previsou suspender o abastecimento de águia em alguns pontos da cidade.
Haverá a busca por recursos externos. “O município não terá forças para recuperar os estragos sozinho”, alertou Ragagnin. O prefeito Kiko Canale, que estava em viagem, mas está retornando a Seara, participou da reunião por videoconferência.
Bombeiros confirmaram que quatro famílias precisaram deixar suas casas. Lonas foram entregues em residências atingidas. A Epagri fará os levantamentos para estimar as perdas na agricultura. Há dificuldade de acesso a algumas comunidades e na cidade praticamente todos os bairros foram atingidos.
Conforme a Secretaria de Assistência Social, não há desabrigados, mas pelo menos nove famílias tiveram perdas de bens. A Educação decidiu cancelar as aulas também nesta sexta-feira. “Nosso objetivo é entender a situação, verificar os danos e prestar auxílio. O município tem dez dias para encaminhar a documentação”, disse o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri.
(Belos FM)