Seara – O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) vai estar nesta quarta-feira, 26, em Seara e Água Doce. Ele participa de seminários que irão debater projeto de lei de sua autoria que fixa limites para o plantio de árvores exóticas, como pínus e eucalipto, próximo à rede de distribuição de energia elétrica. Os eventos também irão tratar dos desafios para garantir a segurança energética no meio rural, entre elas, a substituição da rede monofásica por trifásica.
Em Seara, o seminário acontece, às 9 horas, na sede da Câmara de Vereadores. Já em Aguá Doce, o evento inicia às 20 horas, também na Câmara de Vereadores do município.
DO PL 71/2015 determina que o plantio de árvores exóticas respeite uma distância mínima de 20 metros de cada lado em relação às linhas de distribuição. Hoje essa distância varia entre 7,5 e 10 metros e é fixada por normativa, não por lei específica.
Dados apurados mostram, que devido a pouca distância, mais de 70% das interrupções no sistema de distribuição de energia, principalmente na área rural, têm como causa o contato de árvores de reflorestamento com a rede energizada.
A proposta, em tramitação na comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, já recebeu manifestação de apoio de centenas de câmaras de vereadores, da Celesc, de cooperativas de eletrificação rural e de várias entidades ligadas à agricultura familiar, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). (ASCOM/Alesc)
Seara discutirá projeto que limita o plantio de árvores próximo a redes da Celesc
Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.
*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp