Ao vivo Rádio Atual FM
14.9 C
Concórdia

SETCOM reúne empresários e lideranças para debater atual situação do Transporte

Concórdia – Na manhã de 21 de janeiro de 2017, no auditório do Hotel Icaropê em Concórdia SC, o SETCOM organizou encontro de empresários do setor de transporte da região oeste de Santa Catarina. O encontro foi liderado pelo presidente do SETCOM, Ederson Vendrame, e pelo vice-presidente da FETRANCESC, Dagnor Schneider.
Como assuntos principais destacaram-se as ações que as entidades irão efetuar nos próximos dias referente ao atual cenário de reajuste do preço do óleo diesel e o reajuste das tarifas de fretes junto aos embarcadores.
Schneider apresentou um estudo efetuado pela Coopercarga, CONLOG e SETCOM que irá atualizar um comparativo dos valores de Óleo Diesel x Preço Petróleo x Preço Gasolina dos últimos anos.
Já Vendrame, apresentou a dificuldade que a entidade tem em organizar o segmento para um reajuste de fretes junto às agroindústrias: “Somente unidos; pequenos, médios e grandes transportadores vamos conseguir questionar as atuais tarifas de fretes e não somente aceitar as decisões dos embarcadores, temos que pensar num reajuste coletivo.”
Ainda, foi debatido o projeto de lei 528/2015 que trata da tabela de frete mínimo que está sendo amplamente debatido principalmente pelo segmento Autônomo de Transporte de Cargas junto ao governo federal.
O encontro contou com a presença do vice-presidente do SETCOM e vice-presidente regional da FETRANCESC, Paulo Simioni, o segundo vice-presidente do SETCOM, Tarcísio Vizzotto, de membros da diretoria do sindicato e o presidente do SITRAN de Chapecó Deneraci Perin.
Como ações ficaram acordadas:
Diesel: O SETCOM em conjunto com a FETRAANCESC irá atualizar dados estatísticos e montar um estudo a ser apresentado e amplamente debatido com deputados, governo federal e representantes nacionais do transporte; buscando agenda junto a Petrobrás, com o intuito de diminuir significativamente os valores cobrados pelo óleo diesel;
Tarifa de Frete: O Sindicato irá segmentar junto às empresas associados por ramo de atuação de transporte, apresentar índices de defasagens nacionais e sugerir planilhas de custos, fortalecer a relação com as demais entidades, sindicatos SC, PR e RS, buscando união e em grupo levar até os embarcadores os percentuais de reajuste necessários para o setor.
Ainda, junto à FETRANCESC o SETCOM buscará reunir os maiores embarcadores via SINDICARNES (representante das agroindústrias)  para debater atual cenário econômico e a histórica defasagem dos fretes.
Tabela Mínima de Frete: Os associados presentes foram unânimes em apoiar o projeto de Lei 528/2015 desde que se altere a redação, incluindo benefícios para as empresas de transporte e um valor adequado como mínimo a ser praticado pelos empresários do setor.
Informações e texto – ASCOM/SETCOM

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta