Ao vivo Rádio Atual FM
18.3 C
Concórdia

Três novos municípios irão integrar o Vale da Produção

Ipumirim – O Vale da Produção está prestes a expandir. Com a aprovação da Lei 18.760 de 29 de novembro de 2023, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e sancionada pelo Governador do Estado, Jorginho Mello, a região do Vale da Produção passa a ser composta por seis municípios. Além de Arabutã, Ipumirim e Lindóia do Sul, os municípios de Irani, Itá e Seara passam a fazer parte do Vale da Produção.

A ampliação do território, engloba os seis municípios que fazem parte da bacia do Rio Engano. A formação do Rio Engano inicia em Irani, onde fica a nascente. Ele se estende pelos outros municípios até a sua foz Itá, logo abaixo da barragem do Rio Uruguai.

O projeto que instituiu nos municípios de Arabutã, Ipumirim e Lindoia do Sul como Vale da Produção foi criado em 2007 pelo publicitário Jonas Muraski, com o objetivo de definir rotas, valorizar o turismo e as atividades econômicas, paisagens e potencialidades das promissoras cidades.

A denominação “VALE DA PRODUÇÃO” se deve à expressiva produção agropecuária da região, formada pela junção dos três municípios do vale do Rio Engano onde estão abrigadas aquelas comunidades. O projeto passou a ser uma denominação oficial em 2015, com a Lei 16.722.

Com o propósito de fomentar ainda mais o foco da denominação, envolvendo os outros municípios que compõe a bacia do Rio Engano, foi proposta a alteração dessa Lei. Em abril de 2023, durante o Seminário Clima, Terra e Água, que aconteceu em Ipumirim, foi assinado pelos prefeitos dos seis municípios, um protocolo de intenções e encaminhado ao Governo do Estado. A aprovação aconteceu em novembro do ano passado.

Agora a fase é de formação do grupo de trabalho com representantes dos seis municípios, para se reunir em fevereiro e apresentar a proposta. Juntos, os seis municípios somam uma população de 50.721 habitantes, com um PIB per capita médio de R$ 45.951,81.

Na agropecuária áreas como a suinocultura, leite, avicultura e madeira são destaques em produção. objetivo do grupo é potencializar junto aos municípios o Vale da Produção, trabalhando em quatro pilares: Recursos Hídricos, Agricultura, Cultura/Turismo e Saúde. Outra ação principal que já está em andamento é a revitalização da marca que será o novo símbolo do Vale da Produção. (Ipumirim Notícias)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta